terça-feira, 26 de abril de 2011

A História do Game Boy

Pode parecer mentira, mas o primeiro jogo em computador foi inventado há quatro décadas, em 1960, por um estudante do Instituto Tecnológico de Massachussets, nos Estados Unidos. O nome do game era "Space Wars" (Guerra Espacial) e a intenção do inventor, Steve Russel, era mostrar o potencial gráfico do mainframe, computador de grande porte utilizado na época, que trazia um monitor monocromático e exibia, além de caracteres, linhas e pontos.
Após 10 anos, a nova versão de "Space Wars" alcançou o público através dos arcades, máquinas encontradas nos fliperamas. A partir daí, o mercado de jogos eletrônicos nunca mais parou de crescer e, em 1974, o primeiro game que a garotada jogou em sua própria residência chamava-se Home Pong, que reproduzia um jogo de ping-pong e vinha embutido em um console, sem cartuchos, disquetes ou CDs. Foi só em 1976 que os consoles começaram a ser vendidos separadamente dos jogos.

Os Portáteis

O primeiro game portátil surgiu em 1979 e seu sistema com baterias, tela de cristal líquido, controle no aparelho e cartuchos é usado até hoje. Em 1981, por problemas de falta de suporte, o chamado "pai do game boy" saiu do mercado, deixando-o livre para o surgimento do Game Boy, produzido pela Nintendo, em 1988.

Conhecido como Game Boy Clássico , surgiu com tela de cristal líquido monocromática, jogos em preto e branco, gráficos em 8-Bit e possibilidade de ser jogado por apenas uma pessoa. Desde seu lançamento, virou mania entre crianças, adolescentes e adultos. Mais tarde, surgiu o "Game Boy Pocket", com acabamento em prata metálico, 30% menor que o lançado anteriormente, mantendo o mesmo tamanho de tela, porém com mais brilho e nitidez. Fora o fato de ele caber na palma da mão.

E a história não acaba aí. Para o deleite dos aficcionados por Game Boy surge o Game Boy Color, com tela colorida e capacidade de reproduzir os antigos jogos P&B. Sua nova tecnologia trouxe tela LCD reflexiva com baixo consumo de energia e transmissão de dados por infra-vermelho em jogos compatíveis.

Sucesso absoluto, a versão colorida do game vendeu mais de 100 milhões de unidades em todo o mundo e não se deu por vencida, evoluindo novamente e trazendo CPU de 32 Bit, tela colorida com 2.9 polegadas, resolução de 240x160 pixels e paleta com 32.000 cores. O nome desse supergame é Game Boy Advance com formato horizontal, contrário ao de seus antecessores, todos verticais. Modernidade sem comentários, "Game Boy Advance", ainda traz duas novas teclas, L e R, que criam diferentes possibilidades de jogos, gerador PCM de som estéreo e um cabo especial de comunicação, para que os jogos possam ser disputados por até 4 jogadores. Este cabo também possibilita conexão ao GameClube para transferência de arquivos. Só para lembrar, todos os outros jogos produzidos pela Nintendo para Game Boy podem ser jogados nessa versão.

O que vem por aí
Desta vez a Nintendo vai enlouquecer o mercado. Suas duas mais novas cartadas são o "Game Boy Camera" e o "Game Boy Printer". No primeiro, a grande coqueluche é o olho giratório, um acessório para ser conectado ao aparelho já existente, feito especialmente para tirar fotos em preto e branco. Depois de pronta a foto, ainda é possível estampar, pintar, emoldurar, animar, adicionar músicas e pontos chaves. Já o segundo, "Game Boy Printer", imprime as fotos tiradas pelo "Game Boy Camera", e sua extremidade em formato de Y permite que se encaixe nas versões normal, pocket ou color do game. Após impressa a fotografia, retira-se o papel de trás e a mesma vira um adesivo, que pode ser colado praticamente em qualquer tipo de superfície.

Nenhum comentário:

Postar um comentário